Patrimônio histórico e ponto turístico da cidade, a Sala São Paulo está sediada no Complexo Cultural Júlio Prestes. É a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e recebe também artistas e outros grupos nacionais e internacionais.
Foi inaugurada em 9 de julho de 1999, mesma data em que foi tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). No concerto de inauguração, a Osesp apresentou a Sinfonia nº 2 – Ressurreição, de Gustav Mahler.
Com qualidade acústica ímpar, a Sala São Paulo oferece um palco ideal para a música de concerto, desde apresentações sinfônicas até recitais de música de câmara. O projeto acústico foi desenhado pela consultoria norte-americana Artec Consultants.
Também trabalharam no projeto o consultor acústico José Augusto Nepomuceno e o arquiteto Nelson Dupré, responsável pelo projeto de restauro. Destacam-se também as contribuições do arquiteto Ismael Solé, do engenheiro de som e maestro Christopher Blair e do engenheiro Bernard Baudouin, da Akustiks.
Clique aqui para saber mais sobre a história, o projeto arquitetônico e a acústica da Sala São Paulo e aqui para ver como chegar ao local, que pode ser facilmente acessado por transporte público (estações da Luz e Júlio Prestes) e por outros meios, como carro (particular ou táxi), moto e bicicleta.