Destilada a partir da planta agave-azul, a tequila possui uma história rica, que simboliza a herança cultural do México, e uma variedade de tipos – Blanco, Reposado, Añejo e Extra Añejo – que oferecem uma experiência gustativa diversificada.
A forma mais tradicional de beber tequila é servindo-a em um copo que deve ser tomado de uma só vez. É comum também servir a tequila com sal (a ser lambido antes de tomar o shot) e limão (para ser mordido logo depois). Pode ainda ser utilizada no preparo de diversos coquetéis, como a clássica Margarita.
Sobre a bebida – A origem da tequila remonta aos tempos pré-colombianos, quando os povos astecas começaram a fermentar a seiva da planta agave-azul para criar uma bebida então chamada de pulque.
A tequila como conhecemos hoje em dia, no entanto, começou a ser produzida somente em meados de 1700, no estado de Jalisco, mais precisamente na região de Tequila, de onde herdou seu nome.
Em 1974, a bebida alcoólica recebeu o status de Denominação de Origem Controlada (DOC), garantindo, assim, que apenas a tequila produzida em regiões específicas do México possa ser rotulada como tal.
Celebrado nos Estados Unidos em 24 de julho, o Dia Nacional da Tequila é também comemorado ao redor do mundo por consumidores, marcas e bares. ¡Salud!
⚠️ Lembrando que, em conformidade com a legislação, é proibida a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, a menores de 18 anos. E se beber, não dirija!