Você sabia que a mortadela surgiu há cerca de 2 mil anos no Império Romano, onde fazia parte dos banquetes dos imperadores, mas chegou ao Brasil somente no começo do século 20?
Mesmo assim não demorou muito para que a iguaria conquistasse também os brasileiros graças ao seu sabor incomparável e aroma perfumado aliados à praticidade de consumo característica desse tipo de alimento.
Sobre a origem da palavra mortadela, a mais aceita diz que ela vem de “mortaio”, que em italiano significa pilão, instrumento culinário utilizado para moer a carne utilizada no preparo do embutido.
Histórias e suposições à parte, uma coisa é certa: a mortadela ganhou ainda mais fama no nosso querido Mercadão, onde é o ingrediente principal do tradicional lanche local e também de outras delícias, como pastel e coxinha.
Na edição da revista digital deste mês (clique aqui para acessar), você encontra dicas de onde saborear sanduíches No Centro de SP preparados com a famosa mortadela Ceratti. Você também pode aproveitar sua próxima ida ao local para comprar a mortadela (em peça inteira ou já fatiada) e fazer deliciosos pratos em casa mesmo.
E aproveitando que 24 de outubro é o dia da mortadela, separamos alguns links para você saber mais sobre ela:
Uma breve história da mortadela
10 curiosidades sobre a mortadela
Vinda da Itália, mortadela é paixão também no Brasil