Conhece essa frutinha aí da foto? É o abiu, fruto de uma planta tropical da família Sapotaceae, originária da região amazônica.
Apesar de ser mais comum no Norte do país, o abieiro – como também é chamado – cresce e frutifica também em quase todo o Brasil litorâneo e pode ser encontrado, no período de safra, no Centro de SP, em algumas das principais bancas do nosso querido Mercadão, por exemplo.
De casca lisa com coloração amarela, o abiu possui polpa gelatinosa e translúcida (branca ou amarelada), que tem sabor doce com um fundo azedinho. No interior do fruto podem existir algumas poucas sementes lisas e pretas (em geral de 1 a 4), que não devem ser ingeridas. Também não se deve ingerir o látex que existe entre a casca e a polpa.
Além de ser uma boa fonte de vitamina A e minerais como cálcio e fósforo, o abiu é rico em fibras e antioxidantes, que são excelentes para a pele, o cérebro e o sistema imunológico. Geralmente é consumido “in natura” (e bem maduro), mas pode também ser processado como geleia.