Quem sofre de ansiedade pode (e deve) buscar ajuda médica. Afinal, existem tratamentos e terapias indicadas para controlar o transtorno.
Mas a alimentação também é uma forte aliada. Isso porque existem alimentos que contêm aminoácidos e vitaminas que podem ajudar a combater o estresse do dia a dia e a proporcionar mais disposição e sensação de bem-estar. Veja alguns deles:
Frutas cítricas: laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi são ricas em vitamina C, que ajuda a reduzir a secreção do cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade.
Banana: possui alto teor de triptofano, que colabora com a produção de serotonina.
Maçã: rica em fibras de carboidratos, vitaminas (A, B1, B2, B6, C) e minerais como zinco, magnésio e selênio, auxilia a relaxar.
Peixes e carnes magras: por conterem um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
Carboidratos: pães, arroz e massas elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição.
Chocolate: dê preferência aos amargos, que além de serem menos calóricos possuem mais flavonoides, antioxidante que favorece a produção de serotonina.
Espinafre: rico em folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural, que auxilia na eliminação de resíduos químicos oxidantes produzidos pelo excesso de trabalho ou estresse.
Chás: alguns deles, como os de camomila e maracujá, possuem substâncias com efeito calmante.