Leguminosa pode ser um excelente substituto do feijão.
Você possivelmente já ouviu alguém se referir ao grão-de-bico como “grão da felicidade”, mas sabe qual o motivo dessa associação?
Um deles é o fato de essa leguminosa originária da Ásia ser repleta de triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante a sensação de bem-estar.
Existem, inclusive, diversos estudos que afirmam que o grão-de-bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e dos carboidratos do mesmo.
Além disso, o grão-de-bico apresenta uma boa biodisponibilidade, assegurando a oxigenação no cérebro. Há também a síntese de mielina, um isolante elétrico que permite condução mais eficiente dos impulsos nervosos, o que pode melhorar o raciocínio, a disposição física e também o humor.
Rico em fibras, minerais e vitaminas, o grão-de-bico pode ser um excelente substituto do feijão, ajudando na composição de uma dieta saudável e de baixo custo. Além disso, é uma excelente opção para veganos ou vegetarianos, pois substitui o consumo de proteínas animais sem provocar deficiência do nutriente no organismo.