Receita do chef Richard Robert*.
Ingredientes:
- 250 gramas de queijo frescal amassado
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 150 gramas de queijo gouda ralado
- 50 gramas de queijo parmesão ralado grosso (para a cobertura)
- 1 colher (sopa) de salsa areia
- 75 gramas de farinha de trigo
- 750 ml de leite integral
- 5 gemas
- 8 claras em neve
- Noz-moscada a gosto
- Pimenta biquinho picada na faca
Modo de preparo:
- Leve ao fogo o leite, a farinha, as gemas, que devem ser adicionadas uma a uma, o sal, a noz-moscada e mexa até engrossar.
- Acrescente os queijos, a pimenta picada e a salsinha.
- Junte as claras em neve delicadamente, em movimento envolvente de baixo para cima, para não perder o arejamento conseguido no batimento (pode colocar uma pitada de sal para dar consistência).
- Coloque em formas próprias para suflê (ramequins), untadas levemente com manteiga, polvilhe o parmesão ralado grosso e leve ao forno até dourar.
Observações:
Dicas do chef:
1- Por ter sempre grande diferença entre os fornos e a reação que o calor vá causar nos queijos, incide também a qualidade dos queijos utilizados. O resultado depende sempre do “olho” e do conhecimento que você tem do seu forno. Eu costumo colocar a 180°C, forno de lastro por 18 minutos e depois mais 1 minuto com calor apenas na parte superior do forno para terminar de gratinar o parmesão da cobertura.
2- O vinho nas taças, que harmoniza excepcionalmente com este suflê, é um rosé Berne Romance Côtes-de-Provence 2013, de grande frescura, clássico e moderno da mais tradicional região produtora de rosés, a Provence. Acredito que seja um vinho sofisticado e acessível, com aromas delicados de frutas vermelhas e pétalas de rosas, baixa acidez e teor ideal de doçura no paladar, sem aquele “amarguinho” final em muitos rosés.
* Receita e foto gentilmente cedidas pelo chef (in memoriam) pela publicação no Portal do Mercadão.