A gente já contou aqui como surgiu a tradição de comer nhoque no dia 29 de cada mês, mas não custa nada lembrar. Afinal, quem não quer ter sorte e fortuna, não é mesmo? ?
Diz a lenda que no século IV, em um dia 29 de dezembro, São Pantaleão perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto e vestido como um andarilho, Pantaleão bateu na porta de uma casa pedindo algo para comer. Apesar de ter pouca comida, a família não se importou em dividir o nhoque com o santo, cabendo a cada um apenas 7 pedacinhos.
Depois de se alimentar, São Pantaleão agradeceu os anfitriões e partiu. Mas para a surpresa dos membros da família que acolheu o santo, quando eles foram recolher os pratos da mesa, encontraram dinheiro embaixo de cada um deles.
Vem daí a tradição de se colocar uma nota ou moeda de qualquer valor embaixo do prato. Em seguida, a pessoa deve ficar em pé e se concentrar para fazer 7 pedidos, ou seja, um para cada pedacinho de nhoque que deve ser comido ainda em pé. Depois, a pessoa pode se sentar e comer o restante do prato à vontade. Quanto ao dinheiro usado na simpatia, muitos o guardam até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Já outros preferem doá-lo a alguém ou, se for em um restaurante, deixá-lo para quem os serviu.
Que tal, então, aproveitar este 29 para comer nhoque e fazer a simpatia mentalizando 7 desejos para 2023? Confira algumas receitas:
Nhoque de Abóbora com Molho de Berinjela
Nhoque de Banana da Terra com Carne Seca
Nhoque de Mandioquinha Caprese