Quem sofre de insônia sabe o tormento que é passar a noite em claro ou tentando pegar no sono. Não bastasse a irritação de não conseguir descansar direito, as consequências de uma noite mal dormida costumam dar as caras logo no dia seguinte, quando é comum as pessoas acometidas por esse transtorno apresentarem sinais de cansaço, mau humor e dificuldade para se concentrar em atividades escolares e profissionais.
Ainda que existam diversos tipos de insônia – e causas também -, uma alimentação saudável e baseada em alimentos que colaboram para a redução dos níveis de hormônios ligados ao estresse, por exemplo, também pode ajudar a combater esse distúrbio, que segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta 40% dos brasileiros.
Entre os alimentos que podem contribuir para melhorar a qualidade do sono está o suco de cereja. Pelo menos é essa a conclusão de um estudo apresentado nos Estados Unidos alguns anos atrás, quando pesquisadores da Universidade de Louisiana mostraram que tomar um copo de suco de cereja (sem açúcar), duas vezes ao dia, durante duas semanas ajudou adultos com problemas de insônia a dormirem cerca de 90 minutos a mais por noite.
Confira outros alimentos que são considerados bons aliados na batalha contra a insônia:
Algas Amêndoa Aveia Arroz integral Banana |
Chá de camomila Couve Hortelã Espinafre Kiwi |
Linhaça Maracujá Ovo Salmão Sementes de gergelim |