Originário da região do Mediterrâneo, o alecrim – que tem nome científico de Rosmarinus officinalis – chegou ao Brasil na época da colonização. Aqui recebeu diversos outros nomes: rosmarinho, rosmaninho, alecrineiro, alecrim de cheiro, alecrim de jardim, alecrim de horta…
Também ficou conhecido como erva da alegria, uma vez que seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
Por conter ácido carnósico, componente com propriedades antioxidantes essenciais para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de estresse.
Tem ainda ação expectorante, auxilia no tratamento de inflamações, gripe e asma, equilibra a pressão arterial, reduz o mau hálito, ajuda na digestão e é um excelente aliado para quem quer emagrecer. Por essas e outras, o alecrim é considerado uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde.
Bastante apreciado por seu aroma, costuma ser muito usado para realçar o sabor de carnes, peixes, legumes, molhos e pães. Também pode ser utilizado para preparar um delicioso chá. Nesse caso, utilize 1 xícara de folhas de alecrim para 1 litro de água (deixe a água ferver, desligue, coloque o alecrim e aguarde 5 minutos antes de consumir).