Você sabia que existem mais de 1.500 variedades de manga espalhadas pelo mundo? Só na Índia, considerada a grande quitanda natural de mangas, estima-se que existam mais de mil tipos.
Aqui no Brasil, entre as mangas mais conhecidas, estão a rosa, a espada, a tommy atkins, a palmer e a haden. Todas elas podem ser saboreadas “in natura” ou então em forma de suco, sorvete, mousse e outras sobremesas. Também dão um toque especial a saladas e outras preparações salgadas.
Sob o ponto de vista nutricional, a manga é rica em vitaminas A, C e do complexo B e também boa fonte de fibras e sais minerais como fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco, além de betacaroteno, que é um antioxidante que contribui para a prevenção do envelhecimento.
Uma curiosidade sobre essa fruta é que, apesar de ser considerada calórica, ela tem sido cada vez mais usada como aliada em dietas de emagrecimento, já que possui substâncias que ajudam a combater a retenção de líquido, manter a saciedade e diminuir a fome.
Alguns estudos também têm mostrado que o consumo da manga pode, inclusive, afastar a diabetes. De qualquer forma é sempre bom consultar seu nutricionista ou médico para saber se você pode mesmo incluir a fruta em sua dieta.
Aproveite para ver aqui como preparar um delicioso chutney de manga, que vai bem com carnes, peixes e aves. Também fica ótimo em sanduíches e na companhia de queijos como parmesão, brie ou gorgonzola.