Originária da China e um pouco menor que a ameixa, a lichia é uma fruta de casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer.
Apesar de ser saborosa e docinha, tem poucas calorias, quando comparada a outras frutas (100 gramas da fruta têm em média 65 calorias apenas). É por isso que costuma ser bastante apreciada por quem está de regime e quer matar aquela vontade de comer doce.
Rica em vitamina C e antioxidante, a lichia é uma poderosa aliada do sistema imunológico. Também concentra altas doses de potássio, ajudando a hidratar o organismo e a evitar cãibras, e tem considerável quantidade de cobre, importante nutriente em processos de cicatrização.
Aproveite que aqui no Brasil a safra da lichia ocorre entre os meses de novembro e março para fazer suas compras nas bancas de frutas do Centro de SP.
Além de ser consumida “in natura”, ela pode ser usada em preparações como compotas, sorvetes, sucos, coquetéis e chás ou ainda incrementando pratos quentes, como suflês, e molhos para carnes e peixes como salmão e linguado.