Você possivelmente já ouviu dizer que quanto mais colorido for o prato mais saudável será a refeição, mas será que isso faz mesmo sentido?
De fato, a cor dos alimentos pode ser uma boa referência para quem busca ter uma alimentação nutritiva e balanceada. Mas é preciso considerar que isso vale especialmente para frutas, verduras, legumes e grãos.
Confira a seguir alguns dos benefícios associados à cor dos alimentos:
Vermelho: são fontes de carotenóides, precursores da vitamina A, sendo, portanto, considerados bons para o coração e para a memória, além de prevenir o câncer e fortalecer olhos e pele. Além disso, o licopeno – substância encontrada em alguns alimentos de coloração vermelha (como tomate, melancia, cereja, morango e caqui) – age como antioxidante, ajudando a prevenir o câncer de próstata.
Laranja: são fontes de carotenóides e ricos em vitamina C. Cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco, por exemplo, possuem betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, mantêm o sistema nervoso saudável e protegem o coração.
Roxo: alimentos com uva, ameixa, beterraba, repolho roxo e figo são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos. Também contêm niacina, potássio e vitamina C. Ajudam ainda a manter a saúde da pele, dos nervos, dos rins e do aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento.
Verde: costumam ser ricos em cálcio, fósforo e ferro. Ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes. Espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana e cicatrizante e também ajudam a proteger cabelo e pele.
Branco e amarelo: possuem vitaminas do complexo B e flavonóides, que atuam na proteção das células. Alimentos como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana também são ricos em cálcio e potássio, contribuindo para a formação e manutenção dos ossos e para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Marrom e bege: aveia, nozes, castanhas e cereais possuem fibras e vitaminas do complexo B. Ajudam, por exemplo, a melhorar o funcionamento do intestino, a combater a ansiedade e a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.