Confira sugestões de como harmonizar seu queijo preferido com o melhor vinho.
A harmonização de vinhos e queijos é uma opção clássica para colocar na mesa. Mas você sabe quais tipos de queijo servir com cada vinho?
Compilamos algumas dicas* para você acertar nessa combinação, mas vale ressaltar que, recomendações à parte, as preferências pessoais devem ser sempre seguidas.
QUEIJOS FRESCOS
Mozarela de búfala, Ricota, Mascarpone e Feta.
VINHOS
Brancos leves, frutados e refrescantes, com acidez elevada (para equilibrar com a acidez dos queijos), como os Sauvignon Blanc, Albariño e Muscadet ou espumantes.
QUEIJOS SEMIMOLES
Edam, Asiago e Taleggio.
VINHOS
Brancos aromáticos, principalmente os Gewürztraminer e os Riesling, mas também Vermentino, Arneis, Grüner Veltliner e mesmo Torrontés. Entre os tintos, os leves e frutados como Pinot Noir, Beaujolais, Barbera e Dolcetto são ótimas pedidas.
QUEIJOS BRANCOS MOLES
Brie e Camembert.
VINHOS
São acompanhamento perfeito para os espumantes, mas aceitam bem vinhos Riesling e Gewürztraminer. A remissão a cogumelos, usual nos queijos desse grupo, abre espaço ainda para os Pinot Noir frutados e com taninos macios.
QUEIJOS DUROS
Parmigiano Reggiano, Grana Padano, Pecorino e Cheddar maturado.
VINHOS
As opções se iniciam com os clássicos italianos, Chianti, Brunello, Barolo e Barbaresco, e seguem pela França com os vinhos do Rhône e de Bordeaux.
QUEIJOS AZUIS
Roquefort, Gorgonzola e Stilton.
VINHOS
Combinam com alguns tintos encorpados, sobretudo os Barolos e Barbarescos, mas os vinhos doces vão melhor ainda: o Stilton é imbatível com um Porto Vintage, o Roquefort com um Sauternes e o gorgonzola com um Porto Tawny.
* Fonte: Revista Adega.