A culinária da Alemanha possui uma grande variedade de pratos, alguns deles bem famosos aqui no Brasil graças à influência dos imigrantes e descendentes. Consta que o primeiro grupo fixou-se no sul da Bahia em 1818, mas é o dia 25 de julho de 1824 que é considerado o marco inicial da imigração alemã no Brasil, com a fundação da primeira colônia no Rio Grande do Sul, onde hoje se localiza a cidade de São Leopoldo.
O estado do Rio Grande do Sul recebeu a maior parte dos imigrantes alemães, seguido de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Ainda que em menor número, os alemães também se fixaram em cidades de outros estados brasileiros, como Juiz de Fora, em Minas Gerais, e Petrópolis, no Rio de Janeiro.
O eisbein, ou joelho de porco, é um dos pratos mais representativos da gastronomia alemã. Existem várias formas de prepará-lo, mas uma das mais tradicionais é cozinhar o joelho dianteiro do porco por cerca de cinco horas, com especiarias como pimenta, cheiro verde, louro e cominho. Também pode ser servido frito ou assado – e quase sempre acompanhado de chucrute, uma espécie de conversa de repolho fermentado.
Clique aqui para ver como preparar uma versão de chucrute caseiro, que fica ótimo na companhia de salsichões – e batatas, claro! A receita é bastante fácil e rápida de fazer e rende até 4 porções.
Bom apetite!!! Ou melhor: Guten Appetit!
* Para conhecer um pouco mais da culinária alemã, acesse o site Euro Dicas, onde você pode conferir 10 comidas bem típicas.