1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data – criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) – tem o objetivo de incentivar o consumo dos produtos lácteos, sobretudo durante a infância e a adolescência.
E não é para menos. Considerado uma das melhores fontes de cálcio disponível, o leite é essencial para a formação e a saúde dos ossos e dentes. Também é um dos alimentos mais ricos em iodo, essencial para o desenvolvimento do cérebro. A bebida pode ainda contribuir para a perda de peso, proporcionar calma e bem-estar, melhorar a saúde da pele e prevenir o diabetes tipo 2.
Apesar desses e de outros benefícios, há casos em que o leite de vaca e seus derivados precisam ser restringidos ou mesmo eliminados da dieta, o que normalmente acontece quando há intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Nesses casos, espinafre, gergelim, peixe, sucos, cereais e outros alimentos fortificados com cálcio estão entre as possibilidades de suprir a falta do nutriente no organismo.
Leia mais sobre o assunto nos links que selecionamos abaixo:
Leite protege os ossos e previne osteoporose