Quem aí resiste a um bom presunto cru? Fatiado bem fininho, ele é uma excelente pedida de aperitivo, podendo ser degustado sozinho ou então acompanhado de fatias de pão, azeite e molho de tomate, por exemplo. Também fica perfeito em saladas e pode incrementar ainda risotos ou massas.
Embutido produzido a partir do pernil do porco, o presunto cru é fabricado a frio (sem cozimento), sendo salgado e “curado” sob temperaturas baixas e controladas por um período que normalmente varia entre 12 a 30 meses.
O produto final recebe diferentes nomenclaturas que estão associadas à raça do animal e à forma como o porco é criado, ao tempo e cuidados durante o processo de cura e também, claro, à origem (país onde é produzido).
Jamón Serrano e Pata Negra, por exemplo, são dois conhecidos (e deliciosos) presuntos espanhóis. Já o Prosciutto di Parma (também por aqui chamado de Presunto de Parma) é de origem italiana.
Nos empórios do Centro de SP, você encontra todos eles e em versões diferentes: já fatiados, inteiros (com ou sem osso) e também compondo kits que incluem suporte de madeira e faca, uma ótima opção também para presentear nesse Dia dos Pais. Boas compras!!!