Além de serem excelentes fontes de proteínas, os peixes são ricos em minerais como cálcio, fósforo, iodo e cobalto e em vitaminas A, D e B.
Isso sem falar, claro, na presença de ômega 3, uma espécie de gordura do bem, que traz diversos benefícios para a saúde, entre eles o bom funcionamento do coração. Daí o fato de muitos nutricionistas recomendarem o consumo de peixes ao menos duas vezes por semana.
Nutritivos e saborosos, os peixes costumam ser menos calóricos que as demais carnes e digeridos com mais facilidade.
Em geral, peixes de água salgada – como cação, linguado, namorado, pescada, robalo, salmão e sardinha – têm maior quantidade de ômega 3 que os de água doce (dourado, pacu, pintado, truta, por exemplo), que por sua vez costumam ser mais leves e fáceis de digerir.
Podem ser preparados de diversas formas – ensopados, cozidos, assados, fritos ou empanados -, mas é comum que os peixes de carne firme (por não se desmancharem facilmente) sejam mais indicados para serem cozidos ou ensopados, enquanto os de carne mais macia são ideais para assar ou fritar.
Abrotea, cambeva, lambari, mandi, meca, namorado, parati e piranha estão entre os melhores peixes para se consumir nesta época do ano – e nas peixarias do Mercadão você encontra esses e muitos outros tipos. Vale conferir. Boas compras!!!