Não é novidade pra ninguém que uma dieta equilibrada deve incluir porções semanais de pescados. O ideal, segundo a American Heart Association, é consumir esse tipo de alimento pelo menos duas vezes por semana, em especial os peixes de água fria (como salmão, truta e bacalhau), que estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares.
Os pescados provenientes do mar também têm maior quantidade de sódio e de iodo, este último considerado importante para o bom funcionamento da glândula tireoide. É por isso que as pessoas com problema de hipertensão arterial devem escolher, preferencialmente, os peixes de água doce, como truta, pacu ou pintado.
De carne branca, sabor delicado e poucas espinhas (sendo por isso bastante apreciada por crianças também), a pescada é um dos peixes mais consumidos no Brasil. Costuma ser vendida em filés e pode ser preparada de diversas formas: frita, empanada ou grelhada. Fica uma delícia também assada e recheada como camarões, como se fosse um rolê, num refrescante ceviche ou então em uma deliciosa moqueca. Aproveite para conferir aqui uma receita com molho de maracujá e castanhas do Pará, uma combinação tão boa que até rima!
Você encontra a pescada branca (ou pescadinha, como também é chamada) e diversos outros tipos de peixe e frutos do mar, sempre bem fresquinhos, à venda nas melhores peixarias do Centro de SP.