Dos mais suaves aos mais picantes, os molhos de pimenta ajudam a dar uma incrementada no sabor de diversos pratos, de antepastos e saladas a carnes, massas, lanches e até mesmo algumas sobremesas.
Além das pimentas, é claro, os ingredientes mais usados na produção desses molhos são azeite de oliva, vinagre branco, cebola, alho, tomate, água, sal e açúcar. Especiarias como canela, louro, cravo e noz-moscada também podem estar presentes para conferir um toque especial à composição.
Um dos molhos mais populares em todo o mundo é, sem dúvida, o Tabasco, que é produzido desde 1868 e até hoje mantém o mesmo processo de produção: as pimentas são colhidas a mão, misturadas com sal da Ilha de Avery, para em seguida permanecer por 3 anos envelhecendo em barris de carvalho.
Mas existem centenas de outros molhos de pimenta bastante (e até mais) apreciados por quem não abre mão desse condimento. E o melhor: você encontra vários deles (nacionais e importados) à venda nos melhores empórios do Mercadão e da Zona Cerealista.
Para os que curtem molhos bem fortes, com maior picância, os que são preparados com as pimentas Bhut Jolokia, Trinidad Scorpion e Carolina Reaper são os mais indicados. Já quem prefere molhos mais suaves pode se interessar pelas versões com adição de chocolate, amêndoas, mel, laranja, maracujá ou morango, por exemplo.
Isso sem falar, claro, na possibilidade de você comprar as pimentas e os demais ingredientes para preparar seu próprio molho de pimenta. Confira uma sugestão de receita caseira aqui.