Delicado e de sabor adocicado, o caqui está entre as frutas que costumam fazer bastante nas bancas do nosso querido Mercadão, que fica No Centro de SP.
A novidade fica por conta de versão de tamanho reduzido que tem chamado a atenção dos consumidores. Trata-se do minicaqui, uma variedade igualmente saborosa mas bem menor que o caqui convencional (veja foto) e que, por isso, também é chamado de caqui-tomatinho ou caqui-cereja.
Confira a seguir quais outras variedades de caqui você costuma encontrar no local:
Fuyu: tem consistência firme, coloração mais alaranjada e não possui sementes, nem tanino (substância que confere aquela sensação de secura e adstringência na boca).
Rama forte: possui coloração avermelhada que se assemelha ao tomate. Sua polpa tem consistência gelatinosa e é rica em amido e frutose.
Taubaté: bastante parecido visualmente com o rama forte, possui mais tanino que os demais caquis. É um dos mais consumidos pelos brasileiros.
Giombo ou Chocolate: tem coloração alaranjada, consistência mais firme e crocante e não possui tanino.
Seja qual for sua escolha, vale lembrar que o caqui deve ser consumido quando estiver maduro. Pode ser degustado também em forma de geleias, doces e sucos ou utilizado para preparar molhos ou um delicioso purê.