Local também abrigará feiras de arte, design e arquitetura e eventos culturais.
O ano de 2024 marca os 100 anos do início da construção do Edifício Martinelli, considerado o primeiro arranha-céu de São Paulo.
Para celebrar essa data centenária, o projeto “M100: Martinelli 100 Anos” vai devolver espaços do gigante brasileiro à população com visitação guiada gratuita a partir do dia 29 de março. Durante os dias 14 a 24 de março, o local será palco também de feiras e eventos como a @dwsemanadedesign, a @somauma.br, a @feiranarosenbaum e a @cidadedofuturo.
A programação e os ingressos para o passeio (que devem ser retirados com antecedência) podem ser acessados pelo link disponível no perfil oficial do Edifício Martinelli no Instagram – ou clicando diretamente aqui.
Vale lembrar que o projeto “M100” é uma instalação temporária antes do início da reforma completa de concessão pública, contrato assinado em 2023 e que tem início esperado para o segundo semestre deste ano. Leia mais aqui.
Sobre o Martinelli – Situado no triângulo formado pela Rua São Bento, avenida São João e Rua Líbero Badaró, foi idealizado por um italiano, o conde Giuseppe Martinelli, e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger.
O edifício começou a ser construído em 1924, mas foi inaugurado somente em 1929, então com 12 andares. Em 1934, atingiu 30 andares e 105 metros de altura, sendo até 1947 considerado o edifício mais alto da América Latina.
Mais de 600 operários e 90 artesãos, para o acabamento das fachadas, trabalharam nas obras. Segundo o site prediomartinelli.com.br, as portas e janelas são as mesmas de sua inauguração. Já os pisos no terraço são 80% originais. Leia também:
5 Curiosidades sobre o Icônico Edifício Martinelli
História + 11 Curiosidades sobre o Prédio
De Luxuoso Hotel a Prédio Mal-Assombrado