Nutritiva e pouco calórica, a lentilha é uma leguminosa que pode substituir o feijão no dia a dia ou então ser usada como ingrediente de diversas receitas, como saladas, sopas, molhos, farofas, quiches, hambúrgueres e croquetes.
Mas é agora na virada de ano que ela costuma fazer ainda mais sucesso. Por ter formato circular e achatado, que se assemelha a uma moeda, a lentilha é presença obrigatória na ceia de réveillon para quem deseja garantir sorte e fartura no ano novo.
Essa crença teria surgido de uma parábola bíblica no Gênesis (primeiro livro da Bíblia) que conta que Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas, tornando-se depois um homem muito rico.
Simpatias à parte, o consumo da lentilha pode trazer vários benefícios à saúde, entre eles a melhora da atividade cardíaca, o fortalecimento dos ossos, o controle dos níveis de açúcar no sangue e o combate à anemia. É também uma boa aliada para quem quer emagrecer, uma vez que é boa fonte de fibras e ajuda a aumentar a saciedade.
Mas atenção: seu consumo deve ser evitado por pessoas com síndrome do intestino irritável, gota e doenças renais ou hepáticas. Por isso fica aqui o lembrete de sempre: antes de incluir qualquer alimento em sua dieta, é importante consultar seu médico ou nutricionista.