Acompanhando a humanidade desde sua origem, a maçã só ganhou um dia especial há mais de 30 anos, quando, por iniciativa da organização conhecida como Common Group, foi celebrado em Londres o primeiro Apple Day, em 21 de outubro de 1990.
Desde então, nesse dia centenas de eventos acontecem ao redor do mundo não só para celebrar os diversos tipos de maçã existentes e promover a preservação dos pomares, mas também em torno do que a maçã representa: diversidade física, genética e cultural.
De sabor doce-ácido e rica em vitaminas e sais minerais, a maçã possui propriedades reguladoras únicas. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), uma maçã por dia ajuda na digestão. Além disso, modera o apetite, controla o colesterol, previne alergias e evita a formação de cálculos, entre outros benefícios para a saúde.
Na hora de comprar, prefira sempre as maçãs de superfície lisa e firme, livres de manchas marrons, rugas e furos. Em temperatura ambiente e protegidas dos raios solares, as maçãs devem ser consumidas em até cinco dias. Também é possível conservá-las na geladeira, embaladas em saco plástico. Nesse caso, chegam a durar até duas semanas.
No Centro de SP, em barracas de frutas do Mercadão e do Kinjo Yamato, por exemplo, você encontra à venda diversos tipos de maçã, todas bem fresquinhas e saborosas. Hummm…