De formato arredondado, com casca de coloração roxo-escura e polpa branca, a jabuticaba é uma fruta silvestre tipicamente brasileira, muito apreciada “in natura” ou então em preparações como geleias, doces, sucos, licores e até mesmo vinhos e vinagres.
Sua polpa, que é a parte mais consumida, é rica em ferro, fósforo, niacina, vitamina C e vitaminas do complexo B que auxiliam na digestão e ajudam o organismo a eliminar toxinas. Já a casca contém pectina, uma fibra que auxilia no combate ao colesterol, e antocianinas, substâncias com alto poder antioxidante.
E ao contrário do que muita gente imagina, a jabuticaba – apesar de seu sabor adocicado – é considerada pouco calórica. Para se ter uma ideia, cada 100 gramas dessa deliciosa frutinha tem cerca de 50 calorias apenas.
Na hora de comprar, prefira as mais firmes, brilhantes e sem rachaduras, como as que você encontra à venda nas bancas de frutas do Centro de SP, dentro do nosso querido Mercadão e também no Kinjo Yamato, que fica bem em frente. Se não for consumi-las no mesmo dia, lave-as, enxugue bem e guarde-as na gaveta da geladeira por até três dias.
Leia mais a respeito das propriedades da jabuticaba nos links a seguir:
Casca da jabuticaba pode prevenir câncer, mostra estudo da Unicamp
Jabuticaba: nossa pequena notável!
Pesquisa feita em Lavras mostra todo o poder da casca da jabuticaba