31 de outubro é dia de Halloween, festa típica de países de língua inglesa, atualmente mais representativa nos Estados Unidos.
No Brasil, o Halloween – mais conhecido por aqui como Dia das Bruxas – passou a ser comemorado mais recentemente, em especial por influência das escolas de língua inglesa, que começaram a celebrar a festa como forma de vivenciar a cultura norte-americana com seus alunos.
Sua origem está associada ao Samhain, um festival do calendário celta (região onde hoje fica a Irlanda) que celebrava o fim do verão. Acreditava-se também que era nessa época que as almas dos mortos retornavam para junto de seus familiares. Daí a possível explicação para o uso de objetos assustadores e fantasias macabras nessa data. Apesar de os celtas não terem deixado registros escritos, a tradição foi sendo passada de geração para geração.
Outra hipótese para a origem do Halloween como conhecemos hoje remonta à época da Inquisição, quando a Igreja Católica – na tentativa de eliminar a festa pagã do Samhain – teria instituído, na véspera do Dia de Todos os Santos, o Dia das Bruxas.
Seja como for, com o passar do tempo, o Halloween acabou se tornando uma deliciosa brincadeira, em especial para a garotada. Nesse dia é comum, especialmente nos Estados Unidos, que as crianças saiam às ruas fantasiadas para pedirem guloseimas de todo o tipo pela vizinhança. Quem não colaborar pode ser vítima de alguma pequena travessura.
Clique aqui para ver como preparar um delicioso Halloween Cake e confira também a seguir três sugestões de doces para você fazer para a garotada neste dia das bruxas.
Cookies com gotas de chocolate
Cupcake de chocolate
Doce de abóbora