Tem coisa mais “mineirim” que cheirinho de café coado na hora e pão de queijo saindo do forno? Pra quem é fã da gastronomia típica de Minas Gerais, tem muito mais que isso! Tem tutu de feijão, torresminho crocante, frango com quiabo, costelinha com ora-pro-nobis, leitão à pururuca, vaca atolada, couve refogada, canjiquinha no fogão à lenha, doce de leite, goiabada, doce de abóbora… Isso sem falar na diversidade de queijos e cachaças.
Todos esses ingredientes, bem como as tradições e talentos culinários de Minas Gerais, ganharam referência no calendário em 2012, quando foi instituído, em 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do professor e escritor Eduardo Frieiro, autor do livro Feijão, angu e couve – Ensaio sobre a comida dos mineiros, lançado em 1966. No livro, Frieiro aborda os diversos comportamentos e hábitos relacionados com a formação histórica de Minas Gerais e sua culinária tradicional.
O melhor de tudo é que, admirados nacional e internacionalmente, os ingredientes típicos da gastronomia mineira podem ser encontrados à venda também no nosso querido Mercadão e também nos melhores empórios da Zona Cerealista. Então aproveite sua próxima visita ao Centro de SP para adquirir o que você precisa para preparar as receitas que costumam fazer bastante sucesso seja nos almoços em família, seja nas confraternizações entre amigos.
Confira algumas receitas inspiradas na culinária típica da região:
Canjica
Ciabatta de goiabada com queijo brie
Doce de abóbora com coco
Feijão tropeiro
Pernil flambado na cachaça
Tutu de feijão