Esfiha, quibe, tabule, homus e charutos de folhas de uva ou repolho estão entre as preparações de origem árabe incorporadas ao paladar dos brasileiros já há algum tempo. Mas a influência dessa gastronomia de raízes milenares em nossos hábitos alimentares vai muito além disso.
Suas especiarias, por exemplo, estão presentes na confeitaria e em diversas receitas, inclusive nas quais o ingrediente principal é o carneiro, que é mais consumida pelos povos árabes. Eles também são famosos pela panificação, sendo o pão libanês um bom exemplo.
Nos empórios do Centro de SP, você pode comprar tudo o que precisa para fazer em casa sua receita preferida. Há uma grande variedade de produtos, desde chá sírio e águas aromatizadas (de flor de laranjeira e rosas) a melaço de romã, temperos diversos e o clássico tahine, pasta à base de gergelim usada no preparo no homus e outros pratos.
Doces sírios e frutas secas como o damasco e o figo turcos, além da ameixa e da tâmara sem caroço também estão entre as opções que você encontra no Mercadão, por exemplo. Já entre os entre os grãos mais usados na culinária árabe, os destaques ficam para o arroz, o trigo, a semolina, a lentilha e o grão-de-bico.
Em açougues como o Porco Feliz, além da carne de cordeiro disponível em diversos cortes, dá para comprar também frango e cabrito, dois outros tipos de carne que fazem parte da gastronomia árabe. Para quem preferir pratos à base de peixe, vale dar uma conferida nas diversas opções que você encontra, por exemplo, no Mercado Municipal Kinjo Yamato, em frente ao Mercadão. No local você também encontra lugares para saborear algumas delícias árabes bem típicas, como esfihas e shawarma.
Já para os amantes de queijo a dica é comprar e experimentar o sanclixe dos Queijos Roni. Comercializado no formato de uma esfera e disponível nas versões com zaatar ou com pimenta, ele é ideal para ser saboreado com tira-gosto, de preferência acompanhado de pão sírio torrado.
O modo de preparo é bem simples. Basta amassar a bolinha do sanclixe com um garfo e acrescentar cebola e tomate cortados em cubos pequenos (há quem também goste de colocar hortelã ou orégano). Depois de misturar bem os ingredientes, coloque sal e pimenta a gosto e acrescente bastante azeite, até ficar com a textura pastosa, como se fosse um patê. Bom apetite!!!