Preparar uma fondue é sempre uma boa pedida para quem deseja criar um clima romântico, em especial agora, com a chegada do inverno aqui no Hemisfério Sul, quando as temperaturas ficam mais baixas e vale apostar ainda mais em comidinhas que ajudam a aquecer a noite. Que tal então saborear uma deliciosa fondue doce na companhia de quem você gosta?
A versão mais comum é a de chocolate (ao leite ou meio amargo), mas também dá para fazer fondue de chocolate branco, caramelo ou marshmallow. Para preparar uma receita bem simples, mas que serve duas pessoas, você vai precisar de 1 barra de chocolate meio amargo, 1 barra de chocolate ao leite e 1 caixinha de creme de leite. Pique os chocolates, derreta-os em banho-maria no próprio recipiente para fondue e depois acrescente o creme de leite. Leve à mesa acompanhado de frutas.
Morango, banana, kiwi, uva, abacaxi, pêssego, maçã, caju, amora e cereja estão entre as frutas que harmonizam bem com a versão doce desse prato de origem suíça (leia mais abaixo). Escolha as que você mais gosta, faça suas compras no Centro de SP e surpreenda quem você ama com essa irresistível sobremesa.
Prefere as versões salgadas? Então clique aqui para conferir a receita de uma tradicional fondue de queijo. Também temos aqui a sugestão de uma fondue diferente, que fica ainda mais gostosa ao incorporar o marcante sabor dos cogumelos.
História – Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem da fondue, mas uma das possibilidades mais aceitas é a de que a preparação teria sido inventada em meio a Segunda Guerra Mundial por camponeses suíços, muitos deles produtores de leite. Por causa das batalhas e do rigoroso inverno alpino, os camponeses que não tinham como ir às cidades para comprar mantimentos tiveram a ideia de derreter o queijo que sobrava e mergulhar nesse creme pedaços de pão, para que ficassem macios.
Outra hipótese sobre a origem da fondue remete à Idade Média, quando uma inesperada superprodução de queijos nos alpes suíços teria motivado a criação desse prato.
Seja como for, a fondue só ganhou fama internacional na década de 50, depois que o chef suíço Konrad Egli (Konni) passou a servir o prato em seu restaurante em Nova York, o Chalet Suisse. Alguns relatos também apontam Konni como o criador, em 1964, da fondue de chocolate.
Com o passar do tempo, novas receitas foram surgindo. Hoje há desde fondues de carne, frango com catupiry, linguicinhas e camarão até versões de doce de leite e marshmallow. Hummm…