Receita da chef Clau Alaminos*.
Rendimento: 4 a 5 pessoas
Ingredientes:
- 1 quilo de iscas de filé mignon
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola bem picadinha
- 300 gramas de champignon Paris higienizado e fatiado
- 4 xícaras (chá) de vinho tinto
- 2 xícaras (chá) de caldo de carne
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de maisena
- Pão italiano (4 a 5 unidades como a da foto)
- Azeite para pincelar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
- Aqueça 2 colheres de óleo numa panela grande e adicione aos poucos as iscas de filé mignon temperadas com sal e pimenta-do-reino.
- Refogue até dourar. Repita a operação até acabar a carne. Reserve.
- Na mesma panela (sem lavá-la), derreta a manteiga com 1 colher de óleo. Adicione a cebola e deixe-a ficar transparente. Junte os champignons e deixe-os começar a suar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Caso tenha sobrado algum caldinho dos champignons na panela, deixe-o lá mesmo, não jogue fora.
- Na mesma panela em que dourou a carne e refogou os champignons (sem lavá-la) junte o vinho tinto e o caldo de carne. Tempere com sal, pimenta-do-reino e açúcar. Deixe ferver até reduzir à metade do volume inicial. Engrosse com a maisena diluída em um pouquinho de água fria. Corrija o sal, se necessário.
- Coloque na panela do molho de vinho o filé mignon e os champignons reservados, deixe a mistura ferver novamente, desligue o fogo e mantenha aquecido.
- Retire a tampa do pão italiano e escave-o para transformá-lo em uma cumbuca. Deixe ainda uma camada de aproximadamente 1,5 cm do miolo no interior do pão para que absorva um pouco o molho. Pincele o interior do pão com azeite (bem pouco azeite) e leve-o ao forno pré-aquecido a 180ºC para que aqueça e seque um pouco o interior.
- Retire o pão do forno, recheie-o com a carne bem quente e sirva imediatamente com um pouco de salsinha picada por cima.
Dicas da chef:
1- Se você colocar toda a carne para refogar junta, ela vai soltar muito líquido e ficar com aquele tom acinzentado e com sabor de cozida. Por isso, coloque-a aos poucos.
2- Guarde o miolo retirado e faça farinha de rosca ou croûtons.
* Receita e foto gentilmente cedidas pela chef para publicação no Portal.