Sabia que muita gente já começa a perder massa óssea a partir dos 20 anos e isso pode causar fragilidade nos ossos, inclusive em sua manifestação mais grave, que é a osteoporose?
A boa notícia é que dá para prevenir o problema apostando, de preferência desde a infância, em uma dieta rica em cálcio, vitamina D e ômega-3. Veja a seguir os alimentos que contribuem com a saúde dos nossos ossos:
Leite – Por ter maior quantidade de cálcio, é o alimento que tem ação mais efetiva contra a osteoporose. Derivados como iogurte e queijos também são bons aliados.
Vegetais – Dê preferência aos de coloração verde, como brócolis, couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, que são melhores fontes de cálcio, ferro e vitamina D.
Pescados – O salmão – assim como o atum e a truta – estão entres os peixes que oferecem a melhor combinação para manter a saúde dos ossos: vitamina D, cálcio e ômega-3. A sardinha, além de também ser rica em cálcio, também possui vitamina D, que ajuda a deixar os ossos mais fortes.
Frutas secas – Tâmaras, figos e damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos, como manganês, magnésio, selênio e cobre.
Soja – Seus grãos são fonte de isoflavonas, substâncias que ajudam os ossos a absorver minerais, além de atenuar os efeitos da menopausa.
Nozes e castanhas – Possuem alto teor de cálcio, auxiliando na estrutura óssea e prevenindo contra a osteoporose. Também são fontes de ômega-3.
Tomate – É rico em magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, que são minerais importantes na formação dos ossos.
Por fim, fica aqui a recomendação de sempre: não deixe de consultar seu médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu caso, inclusive com a complementação de cálcio, se for necessário.