Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. É o câncer mais comum entre os homens acima de 50 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A boa notícia é que, como outras doenças, as chances de cura são grandes quando descoberta no estágio inicial. Daí a importância da campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado, com apoio da Sociedade Brasileira de Urologia, para conscientizar e incentivar homens a partir dos 45 anos (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família) a procurarem um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Manter uma alimentação saudável, controlar o peso e praticar exercícios físicos com regularidade também são atitudes que reduzem os riscos de desenvolvimento da doença.
Veja abaixo alguns itens que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e a quantidade recomendada para consumo:
Alho e cebola: 2 dentes médios de alho cru ou meia xícara de cebola moída por dia
Chá verde: 3 a 5 xícaras ao dia, longe das refeições
Leite: até 500 ml de leite por dia
Melancia, pimentão, goiaba e tomate: 3 a 5 porções por semana
Repolho, couve manteiga e couve-flor: 3 ou mais porções por semana
Romã: 1 porção de suco por dia
Aproveite também para conferir aqui uma receita caseira de molho de tomate, que possui de 2 a 3 vezes mais licopeno que os tomates crus e frescos, o que o torna um dos alimentos mais indicados para o combate do câncer de próstata.