Certamente você já ouviu falar em pretzel – ou brezel, brezl, bretzl, brezn, pretzele… E não é para menos! Esse pãozinho torcido – feito basicamente com farinha de trigo, água, fermento biológico e bicarbonato de sódio – é, sem dúvida, uma das delícias alemãs mais famosas pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil.
Acredita-se que o pretzel tenha suas origens no início dos anos 600, em um convento entre a França e a Itália. Ao brincar com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, um monge percebeu que havia feito um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma prece.
Os demais monges acharam a criação interessante e decidiram fazê-la em grande escala para presentear as crianças que memorizassem as passagens das Sagradas Escrituras. Batizaram o salgado de pretiola, palavra usada para designar uma pequena recompensa.
Com o passar dos anos, a receita teria chegado à Alemanha, recebendo então o nome de brezel e passando a ser o acompanhamento perfeito para outras comidas típicas da região, como salsichas brancas e cerveja.
Mas hoje existem diferentes tipos. Em Munique, por exemplo, é possível encontrar brezels gigantes, com cerca de 30 cm de comprimento cada. Além das variedades cobertas com sementes como gergelim, erva-doce, papoula ou girassol, bem como exemplares cobertos de queijo e bacon, há ainda as versões doces, que vêm envoltas em diferentes texturas, coberturas e revestimentos, como chocolate, açúcar, canela e nozes.
Aproveite que hoje, dia 26 de abril, é o do pretzel para conferir aqui uma receita caseira que é bem simples de fazer e fica pronta em cerca de 1 hora.