Um dos clássicos da confeitaria, o chantilly é usado para cobrir e decorar bolos e tortas, mas também pode ser incorporado ao recheio de doces, incrementar bebidas ou ser apreciado com morangos ou uma refrescante salada de frutas, por exemplo.
A criação desse creme leve, aerado e ligeiramente adocicado – que tem um dia só dele: 5 de janeiro! – é atribuída a François Vatel (1631-1671), que em sua época foi um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte francesa.
Reza a lenda que Vatel teria percebido que o leite da região de Chantilly, onde chegou a morar, era mais gorduroso e, portanto, mais adequado para ser batido. Com a adição de açúcar, nascia, então, o ingrediente que conquistaria o paladar de muita gente em todo o mundo.
Estabilidade e resistência estão entre as características a serem consideradas ao escolher um chantilly já pronto, que normalmente você encontra à venda em duas versões: em caixinha (mais indicado para decoração de sobremesas) e em spray (ideal para usar no café ou finalizar panquecas e cupcakes).
Mas você pode também preparar o seu em casa usando apenas creme de leite fresco bem gelado e açúcar. A proporção recomendada é de 2 colheres (sopa) de açúcar para cada 500 ml de creme de leite. Aí é só bater os ingredientes (pode ser na batedeira mesmo) até atingir a consistência ideal.