Da mesma família da cebola e do alho e lembrando a cebolinha na aparência, o alho-poró tem sabor suave e delicado e vai bem em risotos, refogados, quiches, saladas e patês, por exemplo. No friozinho experimente fazer uma sopa de alho-poró com batatas e peito de frango desfiado: fica sensacional!
Uma curiosidade sobre o alho-poró é que mesmo sendo um vegetal inteiramente comestível muita gente acaba usando apenas a parte branca e polpuda da base e as macias folhas internas, descartando as folhas mais escuras e amargas do topo. Preferências à parte, na hora da compra a dica é escolher os bem brancos, com a parte superior das folhas bem verdes e frescas.
Do ponto de vista nutricional, além de ter a vantagem de ser pouco calórico (cada 100 gramas tem cerca de 60 calorias), o alho-poró é fonte de vitaminas (A, C, K, B6) e minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês.
Também é rico em ácido fólico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, e possui compostos como a alicina, que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom funcionamento do sistema imunológico.