Não é à toa que os incas consideravam a maca um presente dos deuses. Tubérculo de origem peruana, a maca – ou Lepidium meyenii, como é conhecida cientificamente – é ainda hoje frequentemente associada à prevenção e ao tratamento de diversas doenças.
Dizem que ela é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento, reforçar a imunidade do organismo, combater a fadiga, aumentar a libido, retardar o envelhecimento e prevenir a osteoporose, entre outros.
De fato, além de possuir alto teor de proteínas e carboidratos, a maca – que tem tamanho e forma de um rabanete comum e coloração que varia do amarelo claro ao marrom escuro – é um alimento rico em minerais (em especial ferro, zinco e fósforo), vitaminas (B1, B2, C e E), fibras e ômega 3.
Em seu país de origem, a maca costuma ser consumida cozida ou então, como acontece aqui no Brasil, na versão em pó, sendo adicionada a sucos, vitaminas e sopas.
Normalmente recomenda-se o consumo de, no máximo, duas colheres de sopa por dia – mas é sempre bom consultar antes seu nutricionista ou médico. A farinha de maca pode ainda substituir outros tipos de farinha (de trigo, milho, arroz etc.) no preparo de pães e bolos, por exemplo.
Leia mais a respeito da maca nos links abaixo:
Globo Repórter:
Descubra os segredos da maca, que estimula o desejo sexual e retarda o envelhecimento
Minha Vida:
Maca peruana auxilia no emagrecimento e aumenta a libido
Revista Saúde:
Maca peruana: quais os benefícios e como usar