Sobremesa preferida de muita gente, o sorvete tem um dia especial no Brasil, que é comemorado em 23 de setembro. A data – que foi criada oficialmente em 2002 – coincide com o início da primavera, quando as temperaturas começam a ficar mais altas.
Nas versões picolé, massa ou soft, o sorvete é uma boa opção não só para refrescar, mas também para nutrir. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS) indicam que 100 gramas de um sorvete à base de água contêm aproximadamente 126 calorias, enquanto a mesma quantidade de um sorvete à base de leite tem cerca de 186 calorias.
Anos de história – Você sabia que a criação dessa delícia é atribuída aos chineses, que misturavam frutas com neve, fazendo uma espécie do que hoje conhecemos popularmente por raspadinha?
Essa técnica teria sido passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas, que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.
Mas a grande revolução no mundo dos sorvetes teria acontecido com Marco Polo, que levou o segredo do preparo de sorvetes do Oriente para a Europa, mais precisamente para a Itália, em 1292. Já a primeira produção de sorvete em escala industrial ocorreu apenas em 1851, com a inauguração de uma fábrica em Baltimore, nos Estados Unidos. Até hoje o país é o maior fabricante de sorvetes do mundo.
No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Uma curiosidade é que, como na época não havia como conservar o sorvete gelado, ele tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Bem diferente dos dias de hoje, para alívio dos apaixonados por sorvete.
Aproveite para conferir 3 deliciosas receitas para você preparar em casa: