×

Receba nossas novidades

Novidades

DATA COMEMORATIVA – 🍣 1º de novembro é dia do sushi! Quem aí resiste a essa delícia?

Quando alguém fala em comida japonesa em qual prato você pensa? Possivelmente você respondeu sushi, que surgiu de uma técnica milenar de conservação de peixes, que eram prensados com sal no arroz avinagrado com o objetivo de fermentar por alguns dias antes de serem efetivamente consumidos.

Considerado o mais popular da culinária do Japão, essa preparação tem fãs no mundo inteiro e tem até um dia dedicado só a ela. Na verdade mais que um! É que algumas fontes apontam o dia internacional do sushi como sendo 1º de novembro, enquanto outras afirmam que a verdadeira data comemorativa é no dia 18 de junho.

Seja como for, para quem é fã dessa iguaria, todo dia é dia de comer sushi. Se você também é, mas quer controlar os excessos, saiba que uma porção de sushi correspondente a uma refeição regular consiste em 6 peças hosomaki (pequenas) ou 3 peças futomaki (grandes) ou ainda a 4 niguiris.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre esse prato que faz tanto sucesso em diferentes partes do mundo!

1- O sushi surgiu de uma técnica milenar de conservação de peixes, que eram prensados com sal no arroz avinagrado com o objetivo de fermentar por alguns dias antes de ser efetivamente consumido.

2- Todo peixe usado para fazer sushi precisa ser tratado com sal e vinagre.

3- O ingrediente principal do sushi é o arroz, e não o peixe, como muitas pessoas pensam.

4- Originalmente os sushis eram consumidos com as próprias mãos, e não com os hashis (nome que se dá àqueles pauzinhos), que eram usados apenas para comer sashimis.

5- O sushi deve ser consumido em uma única mordida.

6- Desperdiçar shoyu é considerado falta de educação. Coloque apenas um pouco do molho, completando depois, se necessário.

7- Não se deve mergulhar o arroz no molho, e sim apenas o peixe.

8- Entre um sushi e outro, recomenda-se degustar uma pequena fatia de gengibre em conserva (gari), para neutralizar o sabor do sushi anterior e apreciar melhor o próximo.

9- Os japoneses não têm o hábito fazer sushi em casa, porque eles consideram que apenas um chef especialista (sushiman) é capaz de fazer um bom sushi.

10- Existem diversos tipos de sushi, que variam de acordo com o formato e o recheio. O temaki (em forma de cone) também é um tipo de sushi.


Compartilhar:

Sobre

Compras, passeios, receitas e notícias. Tudo para manter você ligado no que acontece No Centro de SP

Oferecimento

logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical

Receba nossas novidades

Tour virtual No Centro de SP