×

Receba nossas novidades

Novidades

DATA COMEMORATIVA – 18 de julho é o dia do caviar. Você sabe o que é? 😉

“Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi. Eu só ouço falar.” É assim que começa a música de Zeca Pagodinho sobre esse alimento que é considerado um ingrediente de luxo na alta gastronomia e tem uma data só dele: 18 de julho.

Se você também não conhece, leia algumas curiosidades sobre ele:

1- O termo caviar deriva do persa antigo (“khavyar”) e se refere tanto ao peixe esturjão (que habita principalmente as águas frias do Mar Cáspio e do Mar Negro) quanto às suas ovas. 

2- “Todo caviar é ova, mas nem toda ova é caviar.” Isso porque o termo caviar refere-se exclusivamente às ovas de esturjão. Ou seja, apesar de apreciadas na culinária de diversos países, as ovas de outros peixes, como salmão, truta e tainha (como acontece aqui no Brasil) – não podem ser classificadas como caviar.

3- Hoje utilizado em diversos pratos sofisticados, o caviar já foi um dia um alimento popular e, inclusive, usado para alimentar animais. No século 19, especialmente em regiões onde o esturjão era abundante, os pescadores usavam o caviar como ração para porcos.

4- Embora o caviar não tenha “nascido” na Rússia, o país desempenhou um papel crucial em sua história e popularidade como iguaria. Atualmente os maiores produtores de caviar do mundo são China, Rússia, Irã, França e Itália.

5- Existem mais de 25 espécies de caviar no mundo, mas as mais desejadas são Almas, Beluga, Oscietra e Sévruga.

6- O caviar mais caro do mundo é o Almas, que em russo significa diamante. Oriundo da região hoje conhecida como Crimeia, no sul da Ucrânia, ele é vendido por cerca de 35 mil dólares o quilo.

7- O verdadeiro caviar tem sabor delicadamente salgado (que remete ao mar) e não possui conservantes. Algumas variedades podem ter notas mais suaves e cremosas, enquanto outras são mais intensas.

8- O tamanho das ovas do caviar varia de acordo com a espécie de esturjão de onde são provenientes. Ou seja, algumas são pequenas e delicadas, outras são mais robustas. Já a cor pode variar de preto intenso a dourado brilhante.

9- Ao ser consumido, o caviar estoura na boca, com suavidade. Essa “explosão” faz parte da experiência sensorial de se provar o caviar.

10- Do ponto de vista nutricional, o caviar contém uma variedade de vitaminas e minerais importantes, incluindo vitaminas A, B2, B12, D e E, além de ácidos graxos ômega-3, ferro, magnésio, cálcio e selênio. Também é boa fonte de proteínas.

Ficou com vontade de experimentar? Então antes de fazer suas compras nos melhores empórios do Centro de SP confira aqui a sugestão de uma receita bem fácil de fazer e que fica uma delícia! 😋

Compartilhar:

Sobre

Compras, passeios, receitas e notícias. Tudo para manter você ligado no que acontece No Centro de SP

Oferecimento

logo-vertical

Receba nossas novidades

Tour virtual No Centro de SP