×

Receba nossas novidades

Novidades

Culinária japonesa marca presença no Centro de SP

Veja como preparar o Drinque Kasato Maru, que homenageia os imigrantes japoneses.

18 de junho comemora-se no Brasil o Dia da Imigração Japonesa. A data remete ao ano de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, após 52 dias de viagem. A embarcação partiu de Kobe no dia 28 de abril, trazendo a bordo 781 imigrantes que, ao chegarem ao país, foram trabalhar nos cafezais do oeste do estado paulista. 

Aos poucos, com muita dedicação e trabalho, os japoneses foram superando as dificuldades do idioma, adaptando-se à cultura brasileira e ajudando a construir a história do país.

Foram eles, por exemplo, que aperfeiçoaram as técnicas de pesca dos brasileiros e contribuíram para o desenvolvimento de vários tipos de frutas e vegetais e para a expansão da avicultura. Além disso, até hoje os japoneses são tidos como referência de valores como o respeito aos mais cidadãos mais idosos e a gratidão à Terra Natal.

No Centro de SP – A cultura japonesa também marca presença por meio de sua culinária inconfundível, em especial no bairro da Liberdade, onde é possível encontrar produtos típicos do Japão e da cultura oriental em geral. Confira algumas sugestões pelo Instagram no perfil @vempraliba

Próximo dali, no Mercadão, você encontra peixarias comercializando diversos tipos de pescados, que são bastante usados na culinária asiática. Se estiver procurando cortes de carne suína, que são também largamente utilizados no preparo de tradicionais pratos orientais, não faltam opções de açougues especializados.

Aproveite a visita ao Mercado Municipal de São Paulo para subir ao mezanino e visitar o Japa 25, onde você pode saborear uma variedade de combinados, sushis, porções, pratos quentes, sashimis e sobremesas. Temakis são também uma das especialidades da Casa das Ostras, que fica no piso térreo, perto das peixarias. Já na Salada Paulistana (também no térreo) a dica é se deliciar com uma espécie de caipirinha de tomate feita de saquê, que recebe o nome de Kasato Maru. Para ver a receita esse drinque que homenageia a comunidade japonesa, clique aqui.

Não deixe também de conhecer o mercado que fica na Rua da Cantareira, 377, bem em frente ao Mercadão. Na página 8 da edição de junho passado de nossa revistinha mensal (clique aqui para acessar o PDF na íntegra), você fica sabendo mais sobre o Kinjo Yamato, que recebeu esse nome como forma de homenagear o primeiro imigrante japonês a se formar em Odontologia.

 

 

Compartilhar:

Sobre

Compras, passeios, receitas e notícias. Tudo para manter você ligado no que acontece No Centro de SP

Oferecimento

logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical

Receba nossas novidades

Tour virtual No Centro de SP