19 de abril comemora-se o Dia dos Povos Indígenas. Até pouco tempo, a data – que foi instituída em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas – era conhecida como o “Dia do Índio”, termo considerado problemático por ser genérico e preconceituoso, além de não contemplar a diversidade das etnias. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402.
A celebração do Dia dos Povos Indígenas tem como objetivo valorizar a cultura indígena e sua importante contribuição para o contexto histórico do país. Nesse sentido, não podemos deixar de lembrar que muitas das técnicas de preparo e ingredientes utilizados até hoje na chamada culinária brasileira são de origem indígena.
É o caso de alimentos como milho, mandioca e aipim, temperos com gengibre e cominho, frutas como caju e ananás (abacaxi), além de alguns tipos de pescado e carnes de animais que antes eram abatidos em caça.
Em empórios da Zona Cerealista e também do Mercadão você encontra alguns produtos que têm origem na culinária indígena, entre eles a massa para fazer tapioca. Aproveite para conferir aqui como preparar deliciosos dadinhos de tapioca.
Para saber mais sobre a cultura indígena, acesse o perfil no Instagram do Museu das Culturas Indígenas. Leia também Pratos que foram influenciados pela cultura indígena e 10 receitas inspiradas na culinária indígena.