Um dos órgãos mais complexos do corpo humano, o fígado funciona como um filtro, eliminando o que é tóxico para o nosso organismo.
Para evitar sua sobrecarga, o ideal é ter uma alimentação saudável fazendo refeições leves várias vezes ao dia e evitando bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. Também é recomendada a prática de exercícios físicos com regularidade.
Confira a seguir alguns alimentos que ajudam o fígado a trabalhar melhor, favorecendo, assim, a eliminação de toxinas:
Abacate: ajuda o corpo a produzir uma substância chamada glutationa, que é indispensável na hora do fígado limpar as toxinas que fazem mal ao organismo.
Abacaxi: possui uma potente enzima chamada bromelina, que ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.
Água: assim como sucos, chás e água de coco são vitais para o bom funcionamento do fígado. Ajudam a recuperar o que o seu corpo perde com o consumo de bebida alcoólica.
Alho: contém alicina e selênio em grandes quantidades, compostos muito efetivos na hora de limpar o fígado.
Escarola: a substância amarga presente nessa verdura estimula a produção e secreção da bile.
Frutas vermelhas: morango, amora, cereja, framboesa, entre outras, ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado.
Gengibre: alimento que favorece a secreção da bile, que é feita pela vesícula biliar.
Maçã: contém pectina, fibra solúvel que ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo.
Própolis: contém substâncias chamadas bioflavonoides, que estão ligadas a uma melhora da função do fígado.
Rabanete: um dos alimentos que ajudam a aumentar a secreção da bile pelo fígado.
Suco de limão: possui grande quantidades de vitamina C e é excelente para ajudar a estimular as funções do fígado.
Na dúvda sobre quais alimentos você deve consumir (e com qual frequência e quantidade) consulte sempre seu médico ou nutricionista.