×

Receba nossas novidades

Novidades

Veja as diferenças entre os tipos de açúcar

Em geral, quanto mais bruto e escuro for o açúcar, maior é seu teor de vitaminas e sais minerais.

Como todo mundo sabe, o açúcar se destina, principalmente, a adoçar bebidas e alimentos, sendo obtido a partir do beneficiamento da cana e da beterraba e, em importância menor, de outros vegetais, como o milho ou a mandioca, por exemplo.

Mas não é apenas a matéria-prima que diferencia os açúcares existentes. A coloração, o sabor e até mesmo a composição nutricional variam bastante de um tipo para outro. Em geral, quanto mais bruto e escuro for o açúcar, maior é seu teor de vitaminas e sais minerais. 

Para efeitos de comparação, 100 gramas de um açúcar como o mascavo contêm 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio. Já em 100 gramas de açúcar refinado existem no máximo 2 mg de cada um desses nutrientes.

Veja a seguir quais os principais tipos de açúcar existentes – a maioria deles você encontra à venda nos empórios do Mercadão e da Zona Cerealista:

De coco: embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.

De confeiteiro: seus cristais são extremamente finos, fazendo lembrar talco de bebê. Como o próprio nome sugere, é excelente para fazer glacês e coberturas.

Cristal: possui cristais grandes e por isso é mais difícil de ser dissolvido em água. Por outro lado, por ser econômico e render bastante, é muito usado no preparo de compotas, geleias, bolos e sobremesas.

Refinado: também conhecido como açúcar branco, é o tipo mais comum e mais fácil de encontrar. Importante observar que o processo de refinamento usa aditivos químicos que tornam o produto mais branco, mas retira boa parte dos nutrientes. Por isso seu consumo deve ser moderado.

Light: combinação do açúcar refinado com sucralose (adoçante derivado da própria cana) ou aspartame. Tem poder de adoçamento bem superior ao do açúcar comum. Também pode ser usado em receitas.

Mascavo: é o açúcar bruto e úmido, obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Sua coloração varia do dourado ao marrom-escuro, dependendo da estação do ano em que a cana de açúcar é colhida.

Orgânico: é mais grosso e escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder de adoçante. Por não utilizar ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção (do plantio à industrialização), costuma ser mais caro.

Demerara: produzido sem adubos e fertilizantes químicos, é muito usado no preparo de doces. Levemente úmido e de coloração caramelo, possui valor nutricional muito semelhante ao do açúcar mascavo.

Vanille: com um leve sabor de baunilha, é considerado o tipo de açúcar perfeito para preparar biscoitinhos caseiros e bolos simples.

Líquido: obtido pela dissolução do açúcar refinado em água, esse tipo é utilizado na produção industrial de bebidas gasosas, balas e doces. 

Compartilhar:

Sobre

Compras, passeios, receitas e notícias. Tudo para manter você ligado no que acontece No Centro de SP

Oferecimento

logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical
logo-vertical

Receba nossas novidades

Tour virtual No Centro de SP