Todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada e saudável e a prática regular de atividades físicas são fundamentais para prevenir doenças como diabetes e a hipertensão arterial, fatores que podem desencadear a doença renal crônica. Estima-se que atualmente 850 milhões de pessoas sofram com isso, sendo cerca de 10 milhões de pessoas só no Brasil.
Foi justamente pensando em aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo que a International Society of Nephrology (ISN) estabeleceu a segunda quinta-feira do mês de março como o dia mundial do rim.
Neste ano de 2024, a data celebrada em 14 de março tem como tema “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.
A seguir você relembra 3 importantes dicas compartilhadas pela Fundação Pró-Rim, uma das instituições que atuam no Brasil realizando o tratamento de doenças renais crônicas:
1- Controle o consumo de sal
Usado para reforçar e potencializar o sabor dos alimentos, o sal de cozinha pode (e deve) ser parcialmente substituído por ervas e temperos que também realçam o sabor e evitam os males causados pelo excesso de sódio.
2- Beba bastante água
É importante manter um bom nível de hidratação. Para isso recomenda-se a ingestão diária de 2 litros de água – quantidade que deve ser aumentada com a prática de exercícios físicos.
3- Faça um check-up periódico
Não se esqueça de que há sintomas silenciosos que só os exames laboratoriais podem identificar. Portanto, faça uma avaliação anual de sua saúde com um médico de sua confiança.
Você encontra mais informações sobre o assunto no endereço diamundialdorim.com.br e no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia, em www.sbn.org.br.