Como o próprio nome sugere, as festas juninas são tradicionalmente celebradas ao longo do mês de junho. Segundo historiadores, esse tipo de comemoração foi introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, mas o surgimento dessas festas teria ocorrido no período pré-gregoriano, com as festas pagãs que celebravam os bons resultados das colheitas.
Com o passar do tempo, as festividades ganharam também um cunho religioso, homenageando quatro santos da igreja católica: Santo Antonio, no dia 13 de junho; São João, no dia 24 de junho; e São Pedro e São Paulo, no dia 29 de junho.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, boa parte dos doces, bolos e salgados é feita com esse alimento. Pamonha, canjica, cuscuz, bolo de milho e pipoca são alguns deles. Também fazem parte do cardápio típico das festas juninas arroz doce, bolo de amendoim, doce de abóbora, maçã do amor, pinhão, pé de moleque, quentão e vinho quente, entre outras deliciosas receitas.
No Centro de SP, além de lojas que comercializam itens de decoração, roupas típicas, chapéus e “prendas” para as festas juninas, nos empórios da região – seja na Cantareira ou na Zona Cerealista – você encontra também os ingredientes necessários para preparar as receitas que costumam fazer bastante sucesso nessa época do ano. Veja abaixo algumas delas:
– Bolo de Milho
– Bolo de Fubá com Goiabada
– Bolo Cremoso de Fubá
– Brigadeiro de Milho Verde
– Canjica
– Cuscuz Paulista
– Cuscuz Nordestino
– Cuscuz Nordestino com Linguiça
– Doce de Abóbora
– Doce de Abóbora com Coco
– Estrogonofe de Pinhão
– Pé de Moleque
– Quentão
– Vinho Quente