O fruto da castanheira contém uma amêndoa comestível e bem saborosa, que fica coberta por uma cápsula repleta de espinhos finos, como se fosse de ouriço. Somente quando o fruto amadurece é que o ouriço se abre e aí, sim, aparece o que conhecemos como castanha portuguesa.
Ricas em amido e açúcares, as castanhas portuguesas são muito consumidas nesta época do ano no continente europeu, quando começa o inverno no hemisfério norte. E mesmo sendo verão aqui no Brasil, no Natal e no Ano-Novo muitas famílias – em especial as de origem portuguesa – ainda mantêm o costume de se sentar à mesa para comer castanhas assadas ou cozidas.
Podem ainda ser usadas para preparar uma deliciosa farofa para acompanhar o peru e o arroz natalino, por exemplo. Ou então como ingrediente para rechear carnes (como chester) ou dar um toque especial a risotos e molhos. Ficam ótimas também em preparações doces, como bolos e rocamboles.
Você encontra as castanhas portuguesas e diversos outros produtos que não podem faltar nas Ceias de Natal e Ano-Novo à venda em diversos empórios do Mercadão de São Paulo e também da Zona Cerealista.