Embora as tradições alimentares variem de país para país, de acordo com a religião predominante e a cultura local, o hábito de se comer cordeiro na Páscoa pode ser observado em diversos lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde esse tipo de carne tem sido cada vez mais procurado e apreciado.
A carne de cordeiro marca presença na Páscoa Judaica desde sua primeira celebração, aproximadamente no ano de 1445 a.C. “Foi quando teve início a tradição de cada família escolher um cordeiro ou cabrito (sem defeitos e com a idade de um ano) para ser abatido e comido assado, acompanhado de pão ázimo (o matzá, uma espécie de pão assado sem fermento, preparado apenas com farinha e água) e ervas amargas.”
Vale observar que, para os judeus, a Páscoa – ou Pessach, que em hebraico significa “passagem” – é uma forma de recordar e celebrar a libertação do povo hebreu do Egito antigo, enquanto para os cristãos (católicos e protestantes) ela representa a ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, a Páscoa Judaica, que dura oito dias, terá início na noite do dia 05 de abril e se encerrará na noite do dia 13 de abril.
O cordeiro também está presente nas celebrações da Páscoa Ortodoxa (ou Grega), sendo normalmente assado no espeto e servido no Domingo de Páscoa, assinalando, assim, o fim do jejum da Quaresma. Além da Grécia, onde o catolicismo ortodoxo é considerado a religião oficial, Bulgária, Chipre, Líbano, Macedônia, Romênia e Ucrânia estão entre os países que comemoram a Páscoa Ortodoxa, que se baseia no antigo calendário Juliano e, portanto, é comemorada em datas diferentes.
Sobre o cordeiro – De textura macia e saborosa, a carne de cordeiro – nome que se dá ao filhote do carneiro e da ovelha – tem alto valor nutritivo e é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro e potássio. Também é fácil de preparar, podendo ser assada, grelhada ou cozida.
Veja cinco deliciosas receitas que levam cordeiro, para você preparar nesta Páscoa. E não se esqueça: você encontra esse e diversos outros tipos de carne, em diferentes cortes, à venda nos melhores açougues do Centro de SP!
– Costela de Cordeiro com Ervas
– Paleta de Cordeiro ao Vinho e Alecrim