Receita do chef Paulinho Pecora*.
Ingredientes:
- 250 gramas de farinha sem fermento
- 60 gramas de fermento biológico fresco
- 125 gramas de água filtrada morna (40°C) Reforço
- 1 quilo de farinha de trigo especial
- 100 gramas de açúcar
- 100 gramas de mel de laranjeiras
- 200 gramas de manteiga sem sal
- 200 ml de leite integral
- 300 gramas de ovos (6 unidades)
- 15 gramas de sal
- 100 ml de bebidas (rum, porto, licores etc)
- 400 gramas de frutas cristalizadas sortidas e picadas
- 150 gramas de frutas secas (nozes, avelãs e amêndoas)
- 200 gramas de uvas passas (100 gramas da branca e 100 gramas da escura)
- 10 gramas de canela em pó
Cobertura (fondant) opcional - 250 gramas de açúcar de confeiteiro
- 50 gramas de mel
- 50 ml de leite
- Cerejas em calda e damascos secos para decorar
Modo de preparo:
- Dissolva o fermento na água e acrescente a farinha aos poucos, até incorporarem.
- Reserve em bowl coberto por película e deixe fermentar por 2 horas.
Reforço
- Junte todas as frutas secas, dividindo-as em duas partes iguais. Uma das partes processe em processador ou liquidificador e a outra deixe as frutas inteiras.
- As frutas processadas deverão ser adicionadas à farinha de trigo até incorporar por completo, formando uma farinha mista.
- Bata o açúcar com a manteiga até ficar bege. Junter os ovos um a um e siga batendo.
- Adicione o mel e depois, aos poucos, o leite, a bebida(s) e o sal. Acrescente o fermento feito anteriormente (esponja), dissolva bem e junte a farinha mista (farinha de frutas secas), amassando bem até incorporar, por mais ou menos 10 minutos. Depois sove até que a massa ganhe liga (elasticidade).
- Deixe a massa repousando por cerca de 5 minutos.
- Junte as frutas cristalizadas e as uvas polvilhando a canela em pó e amasse só o necessário para envolver bem as frutas e distribuí-las.
- Deixer levedar por pelo menos 1 hora coberto com um plástico (filme PVC).
- Divida em peças com o peso desejado (exemplo: 400/500/600 gramas), embole e deixe repousar 10 minutos cobertos em PVC.
- Depois de levedar, coloque o cotovelo no centro da bola e aperte para que abra um buraco no meio da massa. Com as mãos, faça uma argola não muito fina, coloque em forma forneável ou tabuleiro levemente untado e com papel manteiga e pincele com ovo batido. Se preferir use formas de bolo, fica a seu critério, mas a receita original é sem a forma.
- Polvilhe com as frutas secas não processadas por cima, de forma bem distribuída.
- Deixar levedar ali por mais ou menos 1 hora e leve para assar a 180°C por 20 minutos e a 200°C por mais 25 a 30 minutos.
Cobertura
- Misture o leite e o mel e adicione-os no açúcar aos poucos, até formar um glacê denso e branco. Se ficar muito mole, adicione mais açúcar. Precisa estar bem denso, por isso deve ser feito depois do bolo assado e frio!
- Ao sair do forno, aguarde esfriar e depois despeje a cobertura glaceada, decorando o bolo com as cerejas e com os damascos.
- Se não for usar a cobertura e quiser fazer uma cobertura clássica, finalize com mel pincelado para dar brilho e uma polvilhada de açúcar de confeiteiro bem generosa.
Observações:
Nota do chef: Esta receita precisa de uma textura entre o pão doce e o panetone, então caso seja preciso pode-se aumentar as quantidades de gordura, líquidos e até de ovos para se atingir o ponto ideal. Por isso sempre o melhor a fazer uma massa é deixar ao lado um pouco de farinha e também de líquido, para ir acertando alguns detalhes.
* Receita e foto cedidas pelo chef para publicação no Portal.