Receita do chef Nogueira*.
Ingredientes:
- 4 ovos
- 200 gramas de farinha de trigo peneirada
- 200 gramas de açúcar refinado
- 200 gramas de manteiga
- 300 gramas de goiabada cremosa
Modo de preparo:
- Em uma batedeira, coloque o açúcar com a manteiga e bata até ficar um creme homogêneo.
- Em seguida acrescente os ovos um a um na mistura com a batedeira na velocidade baixa. Após colocar todos os ovos, aumente a velocidade e deixe bater por aproximadamente 5 minutos.
- Acrescente a farinha já peneirada aos poucos (com a batedeira na velocidade baixa, só para incorporar a farinha). Aumente para a velocidade média e deixe bater por mais 1 minuto. Você também pode incorporar a farinha com um fuet, fazendo movimentos de baixo para cima de forma circular, até a massa ficar homogênea e lisa.
- Unte uma assadeira grande com manteiga e forre com papel manteiga.
- Coloque em média 4 a 5 colheres (de sopa e cheias) da massa e espalhe pela assadeira. Mas espalhe uma camada fina: o ideal é você quase ver o fundo do papel manteiga, mas que ele fique totalmente preenchido pela massa.
- Leve a massa ao forno pré-aquecido com temperatura de 200°C e deixe assar por uns 5 minutos ou até um pouco menos (depende de forno para forno). Aqui é muito importante não deixar passar do ponto, caso contrário a massa ficará ressecada e virará um biscoito.
- Tire a assadeira do forno e, com uma espátula ou até mesmo uma faquinha de cozinha, passe pelas laterais para soltar a massa do papel manteiga. Assim que desprender do papel manteiga, com as costas de uma colher, espalhe o recheio com a massa ainda quente. Mas atenção: não exagere! Tem que ser uma fina camada de goiabada cremosa, só para melar a massa, algo em torno de 1 colher e meia de sopa de recheio.
- Com as pontas dos dedos, dobre a massa de um dos lados e, com muito cuidado e delicadeza, comece a enrolar como um rocambole, apertando o máximo que puder.
- Faça o mesmo processo com as outras 4 camadas que você terá que assar para formar o bolo. Dica: dá para usar o mesmo papel para assar as 5 camadas, basta você tirar os resíduos da massa anterior. Lembrando que a primeira massa enrolada é colocada em cima da segunda aberta para então ser enrolada e assim sucessivamente com a terceira, a quarta e a quinta massa. Sempre com ela quente ainda, porque isso ajuda no processo de enrolar.
- Após enrolar tudo, pegue o açúcar de confeiteiro, coloque-o em uma peneira e polvilhe sobre o bolo de rolo.
Observações:
* Receita e foto gentilmente cedidas pelo chef para publicação no Portal do Mercadão.