Na dúvida se você pode ou não consumi-lo, consulte seu médico ou nutricionista.
Os benefícios do vinagre, em especial o de maçã, são conhecidos há milênios. Dizem que era ele o truque de beleza de Cleópatra, rainha do Egito, por ser bom para a pele, os cabelos e as unhas.
Especulações à parte, o que se pode afirmar é que o vinagre feito a partir da fermentação da maçã realmente possui mais substâncias benéficas do que os demais vinagres. É o caso do ácido acético, que inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas amilase, sacarase, maltase e lactase.
Tem também boas quantidades de quercetina, que possui ação antioxidante e ajuda a melhorar a imunidade e a reduzir os efeitos da histamina, substância que causa os sintomas de inflamação e alergia.
Confira a seguir 10 benefícios que são atribuídos ao consumo regular* do vinagre de maçã:
1- Reduz as taxas do colesterol ruim.
2- Reduz os níveis de açúcar no sangue.
3- Tem ação anti-inflamatória.
4- Combate câimbras e dores musculares.
5- É diurético.
6- Ajuda a emagrecer.
7- Tem efeito detox.
8- Tem ação rejuvenescedora.
9- Ajuda a combater a depressão.
10- Tem função bactericida.
Para dispor de todas essas propriedades, recomenda-se a ingestão diária de 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluídas em 100 ml água, preferencialmente antes do almoço e do jantar. Assim como outros tipos de vinagre, ele também pode ser adicionado a sucos ou usado para temperar saladas.
* O alimento deve ser evitado por pessoas com úlcera ou problemas gástricos. Na dúvida, consulte sempre seu médico ou nutricionista.